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Pesquisa NuvemCommerce 2025 revela o crescimento do e-commerce em Santa Catarina

Lojistas catarinenses apostam nas redes sociais e na Inteligência Artificial para impulsionar seus negócios O comércio eletrônico se consolidou como um dos ...

Pesquisa NuvemCommerce 2025 revela o crescimento do e-commerce em Santa Catarina
Pesquisa NuvemCommerce 2025 revela o crescimento do e-commerce em Santa Catarina (Foto: Reprodução)

Lojistas catarinenses apostam nas redes sociais e na Inteligência Artificial para impulsionar seus negócios O comércio eletrônico se consolidou como um dos principais motores de crescimento para pequenos e médios empresários no Brasil, e em Santa Catarina não é diferente. Com um ecossistema empreendedor dinâmico, o estado se destaca na digitalização do varejo. Para entender esse cenário, a Nuvemshop conduziu a pesquisa NuvemCommerce 2025. Entre os dados que se destacam, está a expectativa de crescimento – 49,5% dos empreendedores estão otimistas e pretendem aumentar os lucros neste ano. A Nuvemshop é a maior plataforma de e-commerce da América Latina, e tem acompanhado ano a ano o crescimento do setor, sendo essa a décima edição do estudo. Na última pesquisa realizada pela empresa, dados importantes surgiram para entender o cenário do e-commerce, os desafios e oportunidades para empreendedores. Além disso, o resultado apurado pela NuvemCommerce também permite identificar tendências promissoras para o mercado nos próximos anos. O perfil do empreendedor catarinense O perfil do empreendedor digital é um dos tópicos apurados pela pesquisa da Nuvemshop. Os empreendedores do estado são, em maioria, jovens - 56,5% têm entre 30 e 44 anos. As mulheres são maioria, correspondendo a 55,5% do mercado. Já em termos de escolaridade, 44% possuem ensino superior completo e 23,5% fizeram pós-graduação, o que reforça o perfil qualificado do mercado catarinense. A maioria deles – 77% – opera exclusivamente no digital, sem loja física. Outro ponto que se destaca é a autonomia, já que 54% conduzem sozinhos a gerência dos negócios. O restante conta com pequenas equipes, que têm entre dois a cinco colaboradores. Sobre canais de vendas, o WhatsApp é predominante, utilizado por 74% dos empreendedores. Mas, 49% deles apostam no Instagram Shopping e 27% no Facebook Marketplace para aumentar o faturamento. Desafios do e-commerce em Santa Catarina Apesar das oportunidades, os empreendedores enfrentam desafios que dificultam o crescimento. A pesquisa revela que os dois principais deles são a falta de capital de investimento (39%) e a falta de tempo para administrar o negócio (39%). Outros problemas são dificuldades com ferramentas tecnológicas (29%) e a concorrência acirrada (20%). Além disso, a baixa taxa de conversão, apontada por 49,5% dos entrevistados e o alto custo com marketing – 38% – são vistos como desafios para continuar crescendo. O frete também pesa no orçamento, considerado um fator crítico para 34% dos entrevistados. A inteligência artificial no comércio eletrônico A IA já faz parte da rotina de muitos empreendedores catarinenses, mas ainda há muito espaço para o crescimento dessa tecnologia. Enquanto 36% acreditam que a IA impactará diretamente o desempenho do e-commerce, 59% afirmam que a falta de conhecimento é a principal barreira para implementá-la nos negócios atualmente. No momento, a inteligência artificial é mais usada na gestão de catálogos (47%), no marketing e publicidade (26%) e na personalização de ofertas (11%). Para o futuro, os empreendedores pretendem ampliar seu uso, principalmente em marketing e publicidade (47%), catálogos (46%) e atendimento ao cliente (39%). O papel dos influenciadores no crescimento das lojas online O marketing de influência também tem ganhado espaço no comércio eletrônico catarinense. Segundo o estudo, 38% dos empresários pretendem manter investimentos em influenciadores, enquanto 36% querem aumentar essa estratégia. Atualmente, 23,5% realizam ações por permuta, enquanto 46% ainda não exploram esse recurso. Os dados mostram que o Instagram (95%) é a principal rede social para a criação de conteúdo orgânico, seguido pelo Facebook (69%), WhatsApp (62%) e TikTok (38%). Quando o assunto é mídia paga, as ferramentas mais utilizadas são Instagram Ads (58%), Facebook Ads (53%) e Google Ads (29%). Para 2025, as redes sociais serão a prioridade de marketing para 83% dos lojistas, seguidas por anúncios pagos (74%) e ações com influenciadores (49%). Outras estratégias que ganharão força incluem cupons de desconto (67%), frete grátis (51%) e kits promocionais (33%). Marketplaces e datas comemorativas impulsionam vendas Os marketplaces continuam aliados importantes dos lojistas catarinenses. Em 2024, 75% das empresas que utilizam esse canal venderam pelo Mercado Livre, seguido por Shopee (55,5%), Magazine Luiza (28%) e Amazon (28%). As datas comemorativas também foram essenciais para impulsionar as vendas, com destaque para o Natal (63,5%), Black Friday (63%), Dia das Mães (46%), Dia do Consumidor (42%) e Dia dos Pais (29%). Nuvemshop tem a tecnologia para impulsionar negócios catarinenses A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e tem sido uma aliada dos lojistas catarinenses em toda a sua jornada digital. Com soluções que integram pagamentos, logística e marketing em um único ambiente, a plataforma facilita a criação e a gestão de lojas online. Por atuar ao lado dos empreendedores digitais de todos os portes, a plataforma conta com tecnologia que facilita a gestão empresarial, permitindo que eles foquem nas decisões estratégicas. Entre os benefícios oferecidos pela Nuvemshop, está a personalização, já que a plataforma conta com mais de 60 layouts personalizáveis de lojas virtuais para testar. Ainda, a Nuvemshop conta com integração com redes sociais e marketplaces para aumentar a visibilidade dos e-commerces. A plataforma também tem automação de vendas e atendimento, para gerar eficiência na rotina, e estrutura robusta para negócios de todos os tamanhos. Inclusive, a empresa conta com o Nuvemshop Next, uma solução ideal para lojas que faturam acima de R$ 100 mil por mês. — A Nuvemshop surgiu com o objetivo de reduzir a barreira do empreendedorismo, e para permitir que a gestão de um e-commerce seja simples. Criamos uma plataforma fácil de usar, que tem uma versão gratuita, e que possibilita estruturar uma loja virtual em poucas horas. Também, queremos que os nossos clientes cresçam, o que motivou o investimento na Nuvemshop Next — afirma Vitor Peçanha, diretor de marketing da unidade de negócio. Para facilitar ainda mais a jornada dos empreendedores, a Nuvemshop também conta com soluções especializadas, como o Nuvem Pago – meio de pagamento próprio –, Nuvem Envio – solução de logística – e Nuvem Marketing – automação de marketing. Para que os empreendedores sigam se capacitando, a empresa também conta com uma solução educacional – o Ecommerce na Prática. Case de sucesso: Saint Germain e a parceria com a Nuvemshop Um exemplo do sucesso do e-commerce em parceria com a Nuvemshop é a marca de relógios minimalistas Saint Germain. Fundada em 2020 em Balneário Camboriú, a empresa começou digital e hoje é referência nacional no segmento. Desde o início, a empresa utilizou a plataforma e evoluiu para o Nuvemshop Next conforme o crescimento das vendas. O faturamento mensal da Saint Germain já ultrapassa R$ 2,5 milhões, com 70% das vendas realizadas no e-commerce. Em 2024, a marca registrou 108 mil pedidos por meio da loja online construída na Nuvemshop, sendo 89% de novos clientes, e já contabiliza mais de 18 mil pedidos em 2025 somente pelo e-commerce. O resultado da empresa aconteceu devido a estratégias de marketing eficazes, como parcerias com influenciadores e um forte investimento em redes sociais. Segundo a fundadora Uana Amorim, a Nuvemshop foi fundamental neste processo de crescimento, já que ajudou os empreendedores a gerenciar o negócio com autonomia e praticidade. — A Nuvemshop é super dinâmica e fácil de usar! Não precisamos de uma pessoa específica para gerenciar tudo. Aqui na Saint Germain, isso facilitou muito nosso dia a dia. A plataforma oferece diversas funcionalidades e soluções próprias, como email marketing, meios de pagamento e soluções de envio, tudo em um só lugar — comenta a empreendedora. Para conhecer mais sobre a plataforma que impulsionou o crescimento da Saint Germain, acesse o site da Nuvemshop.